top of page

É possível sacar a aposentadoria de pessoa falecida?

  • marjocostella
  • 12 de fev. de 2024
  • 1 min de leitura


No momento de luto, muitos familiares não sabem o que fazer em relação à situação previdenciária do segurado que faleceu. 


Embora não seja recomendado, é muito comum que beneficiários do INSS deixem seu cartão e senha em posse de familiares ou conhecidos para que façam o saque em seu lugar.


Mas o que acontece quando o beneficiário morre? O portador pode continuar a receber os pagamentos?


É importante esclarecer que, após a morte do segurado, os familiares NÃO DEVEM SACAR os valores relativos a benefícios recebidos do INSS.


Há procedimentos específicos no INSS para fazer essa solicitação de valores. 


  • Quando existe dependente para pensão por morte: a solicitação somente poderá ser feita após a concessão da pensão por morte no MeuINSS.

  •  No caso em que não há dependentes legais para a pensão: os familiares podem solicitar o pagamento dos valores não recebidos, mas é necessário apresentar, junto ao requerimento, um alvará judicial ou o formal de partilha ou ainda o inventário. Essa documentação é exigida para a comprovação legal de que o solicitante se trata de um herdeiro do segurado falecido. 


Nas duas situações, é importante observar a necessidade de apresentar a documentação solicitada e obedecer o fluxo para recebimento desse resíduo. 


E fique atento, pois o recebimento indevido do pagamento de segurado falecido pode gerar cobrança administrativa por parte do INSS, que realiza uma apuração junto à instituição bancária para a definição de responsabilidade.


Até a próxima!

 
 
 

Kommentare


bottom of page